quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

SIDA - Uma anti-vida.

Tudo começa com o Vírus da Imunodeficiência-Humana (VIH), que penetra no organismo humano quando este entra em contacto com uma pessoa infectada.

Este contacto pode-se fazer de várias maneiras:

a) troca de seringas, uma vez que o vírus entra directamente na corrente sanguínea;

b) por via sexual (O contágio pode ocorrer em todos os tipos de relação já que as secreções vaginais e o esperma, mesmo que não entrem no organismo, podem facilmente contactar com pequenas feridas ou cortes existentes na vagina, ânus, pénis e boca.);




Etc...



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Alimentação


Como todos os seres vivos, o homem necessita de alimentos.
Hoje, a maioria das pessoas come mal. Uns comem em demasia, outros morrem de fome, e, em muitos casos, cometem-se muitos erros alimentares que podem provocar graves doenças. Devemos observar também que não é a quantidade de alimentos que nos faz mais forte, e sim a qualidade e ingestão das refeições em horários regulares e com calorias balanceadas.
Para uma alimentação rica e natural, devemos observar três qualidades de alimentos, a vegetal, a natural e a integral.

- Alimentos Vegetais - São os alimentos mais importantes, são as verduras, os legumes e as frutas. Neles você encontrará minerais, vitaminas, açucares, proteínas e gorduras, estas em baixa quantidade. São alimentos equilibrados, que devem de ser consumidos diariamente. Devendo estar presente em 2/3 de toda alimentação, ou seja no pequeno almoço, no almoço e no jantar. Para além de saborosos eles contem substancias protectoras com acção anti inflamatória, anti reumática, etc. São também indicados para pessoas obesas que necessitam de dieta, por serem extremamente saudáveis. Devem ser consumidos preferivelmente crus e muito bem higienizados.

- Alimentos Naturais - São aqueles produzidos pela natureza. Eles fornecem as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo e sua defesa, e o organismo está apto para digeri-los, absorvê-los, metabolizá-los e eliminar o que não serve. Ao contrário, os produtos artificiais, industrializados são os alimentos que contém substâncias químicas acrescentadas, como conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes, espessante. Estas substancias são prejudiciais a saúde , capazes de provocar intoxicações, alergias, e muitos outros problemas, inclusive o câncer. Nesta categoria estão o açúcar refinado, os doces, as bebidas artificiais, a margarina, os enlatados em geral, produtos nada saudáveis, que devem ser evitados.

- Alimentos Integrais - Este é um item a parte e que merece especial atenção, por isso logo abaixo você encontrará vários exemplos destes alimentos. Alimentos integrais são aqueles mantidos com a composição que recebeu da natureza, sem nada acrescentar, nem retirar. É o alimento na sua forma completa, total, com todos os seus nutrientes, necessários para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. São aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento. Os cereais integrais ainda possuem películas que envolvem os grãos, ricas em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais. São alimentos saudáveis que nos fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Devem ser consumidos com regularidade, evitando-se o consumo de açucares refinados, sal refinado, etc.

Panfleto da Alimentação



Sobre o tema da alimentação também tivemos a ideia de fzr um panfleto sobre a alimentação e distribuí-los às turmas. Este tinha informações bastante importantes sobre a alimentação.
Foram entregues aos alunos aquando da apresentação de um filme por parte de outro grupo, de modo a perceberem mais de que se tratava aquilo tudo. Aqui está a frente e verso do panfleto: